quarta-feira, 29 de agosto de 2007

É possível ser feliz... sem antidepressivos

Aqui a Stiletto tem acompanhado uma discussão interessante no blog do Murcon. O tema tem sido o facto de, muitas vezes, se confundir depressão com uma situação de tristeza e como tal prescreverem-se anti-depressivos em situações que podem não o justificar. Naturalmente que algumas pessoas têm mesmo um déficit de serotonina (uma substância necessária ao bom funcionamento do sistema nervoso) o que leva a uma situação de depressão clinica e nesses casos o anti depressivo é essencial. Mas não é menos verdade que, em alguns casos, as pessoas, em vez de lutarem para ultrapassarem os obstáculos, se servem da muleta do anti-depressivo. Um medicamento nunca é a única solução nem a solução milagrosa para todos os males. O tratamento da depressão passa, também, pelo esforço de reagir contra aquilo que levou ao estado depressivo. O facto é que há coisas que se podem resolver sem recurso a medicamentos mas, infelizmente, está a cair-se na banalização do uso do anti-depressivos como já aconteceu com os tranquilizantes, anteriormente. (Bom, ainda bem que nem toda a gente pensa assim se não eu ficava no desemprego.)



Eu não devo ter déficit de serotonina, pelo menos até agora. A vida tem sido muito complicada, tem-me pregado cada rasteira mas, com o amor e amizade da família e dos amigos, tenho conseguido ultrapassar os obstáculos sem muletas. A pílula da felicidade está dentro de mim. Só tenho duas dependências, café... e chocolate, parece que também causam habituação e alteração do meu estado de vigilância, mas para melhor. Esperemos que o governo não invente uns instrumentos que detectem a condução sob o efeito de café ou de chocolate. Já agora,era só o que faltava, lol!!!

1 comentário:

PAH, nã sei! disse...

estava mal arranjada no que se refere ao chocolate!!! ;) não passo sem a minha dose diária :)

Qto aos anti-dep... nem falo... alturas houve em que eram eles a minha dose :)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails