terça-feira, 31 de março de 2009

Viver saudável (adenda ao "Loucura das dietas")

Hoje em dia há cada vez mais pessoas a pensar que gordura não é formosura. Há muitas pessoas que, durante todo o ano, fazem exercício e têm uma alimentação equilibrada para se sentirem bem consigo próprias. O exercício e a alimentação saudável (incluindo a ingestão de água adequada) contribuem para uma melhor qualidade de vida já que ajudam a manter os ossos, as articulações e os músculos em pleno funcionamento.
Aqui há uns anos frequentei um ginásio 3 vezes por semana durante uma série de meses e sentia-me muito bem. Como cresci muito e era muito magra em miúda tenho, frequentemente, dores de joelhos e na coluna vertebral. Nesse ano quase que desapareceram. Actualmente, com a alteração de horários que a farmácia sofreu, não tenho disponibilidade para ir ao ginásio com frequência.
Num dos comentários ao post anterior, a Blue Eyes faz referência ao facto de que algumas pessoas serem magras e terem celulite. Aquilo a que vulgarmente se chama celulite deve-se a alterações a nível subcutâneo as quais, quando são mais acentuadas, se reflectem na superfície da pele dando aquele aspecto de casca de laranja tão inestético. Estas alterações são provocadas por dois fenómenos, vasodilatação que dificulta a correcta circulação sanguínea e linfática e pela retenção de líquidos a qual dificulta os processos metabólicos podendo levar a um aumento de gordura nos adipócitos. O aparecimento da celulite é influenciado por inúmeros factores como seja o sexo (infelizmente para nós mulheres), alterações hormonais, factores hereditários, sedentarismo (muitas horas na mesma posição, de pé ou sentada) e, nalguns casos, a pílula anticoncepcional também pode piorar o problema já que pode provocar problemas circulatórios como efeito secundário. Assim qualquer mulher pode ter celulite seja gorda ou magra
A melhor maneira de prevenir é evitar o sedentarismo, beber muita àgua e prevenir os problemas circulatórios. Para tratar existem no mercado excelentes cremes (sim, resultam mesmo) e mais recentemente apareceram, com óptimos resultados, os suplementos orais os quais têm acção drenante, queimadora de gorduras e impedem a deposição. Não há desculpa para deixar de ser bela e elegante, basta ser persistente.

2 comentários:

blue eyes disse...

Bem, o meu caso deve mesmo ser sedentarismo. Antes trabalhava todo o dia de pé, agora trabalho todo o dia sentada... Lá vou para o ginásio, e nos dias que não for, pego na BTT, e vou dar um giro pelas redondezas.
bjs

PAH, nã sei! disse...

ok... que tema actual pá menina pah!!!
há 8 meses com uma "mistura explosiva" de medicamentos para reduzir as dores e ansiolíticos (uma fibro(maldita)mialgia que insiste em cá estar...), pílulas e afins passei do estado "elegante" ao estado "balofa"... a um passo do gorducha :(
Máximo de exercício??? Tai chi :( que adoro... mas que não me leva os kilos de retenção de líquidos :(
Enfim... vou deixar de me queixar e vou andar!!!

Boa sorte com a eliminação de "kilinhos"|||||

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails