domingo, 20 de setembro de 2009

Gripe A, vírus H1N1 (IV)

"Com sintomas de gripe fique em casa e ligue 808 24 24 24 ou contacte o seu médico. Reforce as medidas de higiene. Evite contagiar outros. Consulte www.dgs.pt"


Esta foi a sms que recebi da Direcção Geral de Saúde. Esta medida do envio de sms como medida preventiva da transmissão da gripe A merece alguns comentários. Primeiro que tudo, o dinheiro gasto podia bem ser aplicado noutras coisa, por exemplo, em mais doses de vacinas. Segundo, desperdiçaram uma sms com uma profissional de saúde que tem a obrigação de saber isto tudo melhor que qualquer outra pessoa. Terceiro, duvido que ainda exista algum português a quem esta mensagem ainda possa trazer alguma novidade, a não ser, claro, que não tenha televisão, não leia jornais, não oiça rádio nem saia de casa mas essa pessoa, provavelmente, também não teria telemóvel. Quarto, duvido que esta sms previna seja o que for, é que quando uma mensagem é transmitida, como esta, até à exaustão deixa de ser ouvida, já ninguém lhe liga. Sendo assim, esta medida parece-me totalmente descabida. A Direcção Geral de Saúde podia-se entreter com outras coisas muito mais necessárias e importantes.

4 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Haveria que perguntar onde foi a direcção geral de saúde buscar os números... não conheço ninguém que tenha recebido esse SMS. Vai de aí e só foi enviado para os profissionais de saúde.

Tens toda a razão quando dizes que esse dinheiro poderia ser utilizado de muitas outras formas, o nosso serviço nacional de saúde está tão mal.. precisa de dinheiro em tantos lados..e eles enviam SMS... que tristeza.

Jorge Soares

blue eyes disse...

Concordo plenamente, até porque já não adianta andar a insistir com as pessoas para reforçarem as medidas de higiene, porque quem normalmente não lava as mãos para coisa nenhuma, nem quando vai ao Wc, não é agora que o começa a fazer, e não é agora que aqueles que tossem livremente para o ar vão começar a usar um lenço ou o antebraço... quem sempre fez de modo contrário vai continuar a fazer, os portugueses são resistentes à mudança, e isso da gripe é coisa que só acontece aos outros... eu tive um caso aqui na vizinhança que só não tomou proporções maiores porque por sorte os miudos da ama da D. parece que são mais resistentes do que pensamos. Para além disso, a familia que levou para a ama uma criança já com sintomas de gripe tinha em casa dois adultos com gripe A, o que por si só indicia que a quarentena que os médicos mandam fazer, foi coisa que para eles foram palavras ao vento, sendo que uma das pessoas adultas está na marinha militar portuguesa, o que me faz acreditar que tivessem as mais rigorosas instruções para se manterem de quarentena. A ama teve como é obvio de desinfectar tudo e fechar por uma semana. Por sorte a minha sobrinha não adoeceu, porque se tivesse acontecido eu mesma teria denunciado a familia que ia causando um pequeno surto de gripe A, por só pensarem no dinheiro e ninguém se dignar a ficar de quarentena para não perderem uns tostões, e por serem "broncos" e "retrógrados" e acharem que são muito evoluídos.

Poupinhas disse...

Concordo Plenamente.
Das 2 uma: ou têm algum acordo com as operadoras e não gastaram um tusto no envio das menssagens, ou gastaram 0,05% do orçamento para a área da saúde em algo que, a meu ver e a teu ver, é inútil. Se há algo que estamos bem informados é sobre a gripe a, até um menino com 2 anos sabe como lavar as mãos.
Uns podem dizer que é zelo, eu digo que é desperdício de tempo e dinh.
KissKiss

Almofariza disse...

Também recebi a mesma sms e tal como o Jorge Freitas de Sousa fiquei a pensar como teriam tido acesso ao meu nº de Tlm, sou profissional de saúde, mas mesmo assim....

Obvio que não veio informar-me de nada que já não tivesse recebido da própria DGS e da DRS via mail :(

Em relação às medidas de higiene tenho vereficado que são as crianças que melhor apreenderam as medidas correctas de higiene e que fazem com que os pais sigam-lhes o exemplo.

Parabéns Sr(s) Professores
Parabéns Escolas deste País!!!!!!!!

Cadês
Almofariza

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails