quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mãe que chora...


Quando se trabalha na área da Saúde, temos que ir aprendendo a lidar com o sofrimento humano. Não sei como é que os médicos e enfermeiros conseguem enfrentar as situações mais dramáticas...

Uma das nossas utentes habituais está a passar um momento muito difícil. A única filha, de 50 anos, está gravemente doente em risco de ficar num estado vegetativo. Esta situação foge à ordem natural da vida. Os filhos é que costumam ver os pais adoeceram e não o contrário. Todas as vezes que a senhora vai à farmácia não consegue travar as lágrimas. E eu, que até nem simpatizava particularmente com a senhora, dou por mim com as lágrimas nos olhos. Também sou filha única e nem quero imaginar a minha mãe a passar por isto. Não tenho medo do meu próprio sofrimento nem da minha morte mas tenho pavor ao pensar que a minha mãe possa sofrer por mim. E, ainda gostava de aprender, a encontrar as palavras certas para confortar os meus utentes em sofrimento...

5 comentários:

made in ♥ love disse...

:( nunca há palavras suficientes para estas situações... só espero nunca ter de passar por uma coisa dessas... um beijinho especial a essa mãe e a outras que passam pela mesma tormenta...

Um beijinho para ti
Eduarda
Be in ♥ love

Paulo Lontro disse...

Claro que é dificil de imaginar, claro que deve ser muito mais dificil viver a situação.

O ser humano tem, no entanto, capacidade para ir à luta, para sobreviver a estas situações, para ir em frente e acreditar sempre, sempre, que a vida continua e quem sabe o problema se resolve.

Feliz quem tem essa força e que sirva de exemplo!

Jorge Freitas Soares disse...

Há coisas na vida para as que nunca estaremos preparados... não há palavras mesmo.

Jorge

Almofariza disse...

Eu também dizia alto e bom som que não tinha medo da Morte.... até ser mãe :(

Cadês
Almofariza

Miepeee disse...

Nunca se esta preparado :(
Posso dizer com toda a seguranca que se algo acontecesse a minha filha , a minha vida teria chegado ao fim.
Beijinhos.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails