domingo, 8 de agosto de 2010

A minha Volta

Aqui há dias conversava com o meu namorado enquanto viamos as notícias sobre a Volta a Portugal e lembrei-me das Voltas da minha infância e adolescência. Todos os anos, no ínicio de Agosto, os ciclistas andam por essa estrada fora, ao calor, subindo serras e dando aos pedais. Este ano começou no dia 4 e segue até dia 15. Quando eu era miúda é que se podia chamar Volta a Portugal já que andava pelo país todo. Cheguei a ver passar os ciclistas na pequena vila alentejana onde vivia a minha avó e onde eu passava o mês de Agosto e aqui na minha terra também. Hoje se derem a Volta a meio Portugal já é uma sorte. Tenho mais outra lembrança, até mais importante que estas. Quando tinha 16 ou 17 anos, houve um verão em que estive na ocupação de tempos livres da Câmara Municipal. Entre as várias tarefas que nos atribuiram, a mais interessante foi estar na entregas dos prémios aos ciclistas quando uma das etapas terminou na sede do meu concelho. Eu e as outras jovens estavamos vestidas com trajes de camponesas do museu etnográfico cá do sítio. Também dei o habitual ramo de flores e o beijo da praxe, não me lembro foi a quem.

2 comentários:

blue eyes disse...

Eu já tinha comentado no Espuma, que há anos que a volta, não dá a volta por aqui... antes passavam com alguma regularidade, agora andam sempre pelo norte e não saem de lá, fora uma ou outra etapa de fugida no Algarve. Até parece que a volta é só a torre, e os percsursos de montanha, e o resto é só para uns contra-relógios de poucos kms, e nada mais.
Já nada é como era...

maria teresa disse...

Sei da existência da Volta mas não tive nenhum contacto real com nenhuma...
Abracinho

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails