domingo, 21 de novembro de 2010

Bento XVI e o preservativo

Uma das notícias deste fim de semana foi a admissão, pelo Papa Bento XVI, da possibilidade de utilização do preservativo. Obviamente que limita essa utilização a situações muito específicas nomeadamente para reduzir a contaminação pelo vírus da Sida. Este comentário está num livro que resulta de uma longa entrevista feita por um jornalista alemão ao Papa. Afinal, a ideia que fazemos das pessoas nem sempre é verdadeira. De certeza que não se esperava uma frase destas vinda do Chefe da Igreja. Esta afirmação do Papa foi muito bem recebida e ele provou ser um homem consciente do mundo que o rodeia. Mas, para além disto, o Papa disse ainda que o melhor caminho para vencer esta terrível infecção é a "humanização da sexualidade". É impossível não concordar, a sexualidade vivida de modo responsável é meio caminho andado para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Aqui há anos tive uma conversa, mais ou menos sobre este tema, com uma mulher, um pouco mais velha que eu e recentemente divorciada. Ela andava envolvida com um homem, jogador de futebol de uma pequena equipa, e falávamos de métodos contraceptivos. Como a relação estava no ínicio, eu dizia-lhe que era melhor usar preservativo. E ela respondeu-me mais ou menos isto:

" - Mas ele não tem nada cara de ter doenças dessas e, de resto, como é jogador de futebol deve andar sempre a fazer análises!"
Será?!

Imagem retirada do blogue Henricartoon

2 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

A frase é o reflexo da sociedade e dos tabus em que ela ainda é fértil.

Cada vez que se fala em educação sexual nas escolas há uma serie de vozes que se levantam... depois dá nisto... pessoas que vivem a leste da realidade dos problemas.

É triste que assim seja.

Jorge

maria teresa disse...

Mais vale tarde do que nunca!
As pessoas vão aprendendo...
Abracinho meu

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails