quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Solidão não tem idade

A Comunicação Social tem coisas muito engraçadas. Só depois de ter notícia a idosa que esteve morta durante 8 anos no interior de sua casa sem nunca ter sido encontrada é que descobriram que a solidão é um problema muito grave da nossa população idosa. Hoje, para além da repetição e continuação desta história, pudemos assistir a reportagens, discussões e fóruns sobre o mesmo tema. A solidão na 3ª idade é realmente um problema muito grave mas que não limita a esta fase da vida. Quanto mais caminhamos nesta era da informação, dos "amigos" do Facebook, dos blogues, do Hi5 mais as pessoas estão sozinhas à frente do ecran embora tenham a ilusão de estar sempre em contacto. Um dia ainda vamos ouvir a notícia de alguém de 30/40 anos encontrado morto no seu apartamento em frente ao seu pc permanentemente ligado.

6 comentários:

Unknown disse...

Bem, isso então era o cúmulo, mas já vi essa história num filme.

Sabes que eu casei há 10 anos (15 de Janeiro) e morava num prédio numas ruas atrás da casa da senhora que morreu. Bolas, agora estou mesmo longe, mas quando vi a notícia nem quis acreditar!

É incrível! Não ter um único familiar que se preze.
Mas se a senhora tivesse uma boa reforma e alguns bens, aposto que os abutres nunca a teriam largado em casa sozinha... muito menos 8 anos sem notícias.

blue eyes disse...

Parece que há cerca de um ano, na mesma zona foi encontrado nas mesmas circunstâncias um homem que vivia sozinho e tinha desaparcido há 7 anos, quando estava pela casa dos "trintas". O mesmo tipo de processo das finanças, uma penhora e claro quando a nova proprietaria abriu a porta, deu com o cenário de horror.
Eu tenho mais alguns que os 30 anos, e neste momento sei que não irei ter filhos, e temo pela minha velhice, mas até lá, terei de encontrar uma forma de evitar viver sem que ninguém saiba pelo menos do meu paradeiro, ou tenha uma chave da minha casa.

Giuseppe Pietrini disse...

"Afinal, descobri que a felicidade está muito mais perto do que eu imaginava, está dentro de mim.". Só queria agradecer-te a inspiração que esta tua frase foi hoje para mim. Obrigado. Beijim. Giuseppe

Jorge Freitas Soares disse...

Sabes que não acho que tenha tanto a ver com Facebook e redes sociais?.. eu acho que à medida que vamos tendo mais coisas, mais comodidades, mais carros, mais electrodomésticos, nos vamos encerrando mais no nosso mundo e na nossa solidão... antes tínhamos menos coisas e partilhávamos mais a vida...

Jorge

Rolando Palma disse...

A solidão não tem idade... pois não, não tem. Lembro-me de um familiar meu que aos 92 anos... ainda ia para Lisboa sozinho ( do alentejo ) para se reunir com os amigos, jogar Às cartas no jardim e beber uma ginginha. Hoje... ficamos em casa, inventamos desculpas, mandamos umas msg no telemovel e dizemos aos amigos " não tenho tempo hoje, mas a gente tem que se encontrar um dia destes"...

Poxa...

Sofia disse...

É verdade, linda, cada vez mais a tecnologia nos acorrenta e vicia...se nós o deixarmos!
Beijinhos,
Sofia

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails