domingo, 15 de janeiro de 2012

Adopções falhadas

Esta noite, a TVI transmitiu uma reportagem (isto é apenas o teaser) sobre adopções falhadas e as crianças devolvidas. Parece-me que esta reportagem já não é nova. Não sei porque a transmitiram outra vez mas é duplamente chocante. E duplamente porquê? Choca a atitude das famílias que devolvem uma criança que se preparavam para adoptar e choca também o facto de as instituições onde estas crianças vivem permitirem que elas repisem a dor da rejeição sendo entrevistadas na televisão.
Adoptar não é uma brincadeira de crianças, é uma coisa muito séria. Obviamente, que a selecção de famílias deve ser feita com todo o cuidado o que não quer dizer que demore muito. Agora as instituições tembém ser muito bem analisadas porque expôr assim as crianças, mesmo sem se ver a cara, tem muito que se lhe diga.

4 comentários:

Anónimo disse...

A reportagem é nova e foi realizada já em 2012. A criança que falou, ao contrário do que a dita mãe adotiva falou é extremamente meiga, educada e bastante inteligente - apenas tem um passado doloroso. A instituição não expôs nenhuma criança, isto porque elas foram filmadas sempre de costas. Os manos, que também passaram pelo mesmo que o "Carlos" (que é nome fictício), não foram entrevistados. Apenas, falou o "Carlos" porque já tem alguma maturidade e quer contar a sua história para ajudar os meninos que estão em situação igual à dele. A menina que falou, apesar da segurança social a ter indicado para adoção, ela não quer, por isso é que falou. Que a reportagem sirva de exemplo, os meninos que estão para adopção têm um passado, muitas vezes doloroso e que não se esquece apenas porque foram adoptados.

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Sabes que este é um tema que me toca sempre, também já achei que devia haver mais cuidado com estas reportagens, e esta nem foi das piores, há uns tempos passou uma em que as crianças falavam de frente para a câmara. Neste momento acho que é importante que estas coisas passem na televisão, porque já estou cansado que elas aconteçam e nunca ninguém tome medidas.

A mim a noticia chocou-me, como me choca cada vez que ouço falar de uma criança que foi devolvida, mas choca-me mais que isto continue a acontecer e ninguém faça nada, que estes anormais que devolvem crianças continuem nas listas de adopção e que haja assistentes sociais que lhes entreguem outras crianças depois disto... um destes dias vamos ouvir uma história de alguém que devolveu o segundo

Jorge

maria disse...

Só vi um bocadinho, mas foi o suficiente para ficar indignada com o que vi e ouvi...como é que é possível que se adote uma criança e logo de seguida a devolvam???

E pior que isso é como é que estes "pais" da treta continuem na lista???

Tirando isto também não compreendo como é que havendo tanta gente que quer adotar ainda haja crianças anos e anos à espera de uma família por causa de tanta burocracia...

São muitas coisas mal feitas, de um lado e de outro...

Enfim!

Beijinho :)

Sofia disse...

Plenamente de acordo contigo. Sou a favor da adopção, sim, mas segundo critérios muito rigorosos porque está em causa o saudável desenvolvimento de uma criança.
Beijinho

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails