sábado, 29 de setembro de 2012

De luto... pelo SNS

Um dos acontecimentos que marcou esta última semana foi a campanha organizada pela ANF (Associação Nacional de Farmácias) designada por "Farmácias de Luto". Obviamente que a minha farmácia aderiu à campanha embora sem utilizar todo o material disponibilizado porque gostamos de manter alguma discrição. Nunca eu pensei, há 14 anos quando estava quase a começar o estágio nesta mesma farmácia onde trabalho até hoje, que as farmácias passassem pelas dificuldades que estão a passar hoje. Sem esquecer que o encerramento das farmácias, para além de afectar os seus proprietários e funcionários, irá prejudicar os utentes. O acesso aos medicamentos já é difícil devido aos medicamentos constantemente esgotados e ficará muito mais difícil se houver menos estabelecimentos disponíveis.
Agora o que me parece é que o luto não devia ser só nas farmácias mas sim pelo SNS que está agonizante. Ontem soube-se das recomendações da Comissão Nacional de Ética sobre os medicamentos utilizados em patologias como o Cancro, a Sida e a Artrite Reumatóide. A Comissão não foi feliz na redacção do parecer levando a que fosse interpretado como recomendações para racionamento dos medicamentos quando o que é importante é racionalização dos custos. Racionalização é gastar melhor os recursos. Gastar melhor conduz a menores gastos mas não é o mesmo que racionar. Agora por mais explicações que dêem fica sempre a dúvida de qual era a verdadeira intenção dos membros da Comissão.
Para além dos medicamentos também se tem falado dos dispositivos médicos. Dispositivos médicos é todo o material utilizado no tratamento ou diagnóstico mas que não é medicamento, que interage como o organismo. Por exemplo, as próteses utilizadas em ortopedia, as sondas de alimentação, as seringas e por aí fora. A primeira legislação abrangendo os dispositivos médicos já existe há cerca de 14 anos, até fiz um trabalho sobre isso no meu estágio em Farmácia Hospitalar, e agora o Ministro da Saúde diz que ainda está tudo por fazer. Durante estes anos todos ninguém se debruçou sobre isso?!
Acredito que há muito por fazer na área da saúde mas não se pode cortar indiscriminadamente sem olhar às necessidades dos doentes. O sonho de Saúde para Todos ainda se torna num pesadelo.

Sem comentários:

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails