sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dádiva falhada

Esta última semana tenho andado muito ocupada e com muito que contar. No sábado passado parti para uma escapadela de 5 dias entre o País Basco e os Pirinéus franceses mas esse relato fica para outra ocasião.
Ontem passei a minha hora de almoço de maneira especial, útil e em prol do próximo. Já há muito que tinha a ideia de ser dadora de sangue e de medula óssea. Como até sou um bocadinho acomodada, arranjava sempre a desculpa de não ter tempo para me deslocar ao Instituto Nacional de Sangue mas desta vez não tive desculpa porque a recolha foi muito perto do meu local de trabalho. 
O primeiro passo é o preenchimento de um questionário exaustivo que visa uma primeira avaliação do estado de saúde do potencial dador ao que se segue uma consulta médica. Eu sempre pensei que não poderia dar sangue porque os meus  valores de hemoglobina são baixos, habitualmente. No entanto, desta vez enganei-me, o valor estava até muito bom e permitia a recolha. Fiquei muito contente. Infelizmente, a recolha é que não correu assim muito bem. As enfermeiras tiveram muita dificuldade em encontrar um vaso adequado mesmo picando os dois braços. Não vou dizer que é indolor mas é um desconforto perfeitamente tolerável. Assim só foi possível recolher sangue para a inscrição como dadora de medula o que já fez com que o esforço valesse a pena. A recolha de sangue ficou adiada para o Verão para ver se é possível aproveitar a vasodilatação provocada pelo calor. 
Apesar de a minha experiência não ter corrido como eu desejava, não deixem e se dirigir a um local onde esteja a decorrer uma recolha porque o lugar comum "um pequeno gesto pode salvar vidas" é mesmo verdade. No site do Instituto Nacional do Sangue é possível consultar os locais onde se fazem recolhas em cadaht distrito. Quem sabe a recolha até pode ser ao lado das vossas casas.

Sem comentários:

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails