domingo, 26 de maio de 2013

A comida também é uma moda

Ultimamente, a comida está mesmo na moda. Nos vários canais de televisão há inúmeros programas de culinária chegando mesmo a haver concursos como o MasterChef (sou fã da versão australiana). Aliás os Chefes tornaram-se verdadeiras estrelas como se pode ver pela notoriedade atingida por cá por José Avillez ou Henrique Sá Pessoa entre outros. Não só têm os seus próprios programas de culinária como também fazem anúncios publicitários. Na blogosfera também se encontram uma série de blogues onde as pessoas partilham as suas experiências como por exemplo o blogue As minhas Receitas o qual já levou a que a sua autora, Joana Roque, publicasse 2 livros de culinária e participasse em programas de televisão.
A paixão pela comida e pela sua confecção leva a que hoje em dia, ser cozinheiro, ou melhor, ser Chef de cozinha já seja uma profissão desejada pelos miúdos o que não acontecia há uns anos atrás.
Nos países do sul da Europa, o acto de comer não se limita a uma necessidade fisiológica mas é, sem dúvida, um acto social. Quantos negócios se resolvem à volta de uma mesa de refeição? Quantas datas festivas familiares (casamentos, baptizados, Natal, aniversários) se comemoram em refeições que duram horas e horas? Em que não sabemos bem quando acaba o almoço e começa o jantar?
Obviamente que aquilo que comemos e como comemos têm uma importância fundamental no nosso estado de saúde. Em Portugal, a Diabetes Mellitus já atinge mais de 1 milhão de portugueses e estima-se que haja 40% de casos por diagnosticar. Esta semana até se realizou em Lisboa, um Fórum Internacional subordinado a este tema. Sabe-se também que as alterações que os nossos hábitos alimentares sofreram nos últimos anos conduziram a um aumento das doenças cardiovasculares como a hipercolesterolémia, a hipertensão e os consequentes enfartes do miócardio ou acidentes vasculares cerebrais.
 Como tal reveste-se de particular importância a candidatura a Património Imaterial da Humanidade pela Unesco da chamada Dieta Mediterrânica por Portugal, Chipre, Argélia e Croácia que se juntam a outras candidaturas já existente desde 2010 de Grécia, Espanha, Itália e Marrocos. Nos últimos dias têm-se ouvido falar muito desta dieta o que é importante para chamar a atenção para uma maneira de nos alimentarmos bem mais saudável.

Sem comentários:

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails